Como BPM nas empresas ajuda a alavancar os negócios
Na busca por novas tecnologias que auxiliem na evolução dos negócios, as empresas têm optado pela metodologia BPM. BPM nas empresas nada mais é que o gerenciamento de processos de negócios, que serve para aumentar a eficiência do fluxo de trabalho na instituição.
Com todas essas melhorias na gestão de processos, o BPM proporciona um negócio mais competitivo, seja na prestação de serviços, ou na venda de produtos.
Para compreender melhor como essa prática ajuda a alavancar os negócios, acompanhe o blog de hoje!
Saiba mais: 5 recursos fundamentais em uma metodologia BPM
Como surgiu o BPM nas empresas?
A metodologia BPM ficou conhecida como um conjunto de práticas para aprimorar os processos empresariais. O conceito em si surgiu nos Estados Unidos, em 2003, quando foi lançado o livro Business Process Management, The Third Wave, de Howard Smith e Peter Fingar. Na obra, houve a abordagem sobre gerenciamento de processos de negócios e como o objetivo do BPM é aumentar a produtividade e reduzir o retrabalho por meio da otimização dos fluxo de trabalho.
No tópico a seguir, explicaremos como BPM nas empresas ajuda a alavancar os negócios.
Leia também: Como modernizar a sua empresa que ainda possui sistemas legados?
Como BPM nas empresas ajuda a alavancar os negócios
Os benefícios de se adquirir BPM nas empresas são inúmeros. Começando pelo fato da organização de tudo que é processual na empresa. O fluxo de trabalho automatizado auxilia na estruturação das atividades rotineiras e na redução de tempo gasto com retrabalho quando acontece algum tipo de equívoco.
Se não há perdas com retrabalho, a eficiência operacional aumenta, pois a plataforma BPM permite uma visão holística da empresa. Com isso, nem o colaborador nem o gestor perdem tempo procurando validações nos desempenhos.
Outro ponto positivo é que, por ser versátil, a metodologia BPM pode ser implementada nas mais diversas operações, como na gestão das equipes externas, gerenciamento e suporte de TI, Recursos Humanos, Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Financeiro, controle de processos jurídicos e vendas.
Como a comunicação empresarial acontece tanto internamente quanto externamente, há a permissão de criar fluxos de trabalho e formulários externos, que podem ser compartilhados facilmente apenas com um dispositivo com acesso à internet.
Por fim, a escalabilidade proposta pelo BPM é o que garantirá que a sua empresa continuará sendo acompanhada por essa tecnologia, não importa o quanto ela cresça, seja em demanda, ou seja em colaboradores.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Você pode se interessar: Quais as diferenças entre plataforma BPM e workflow?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!