Processos de negócio: descubra as etapas

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Processos de negócio: descubra as etapas

Para que o seu negócio cresça, é necessário obter todos os recursos necessários para a expansão. Adição de tecnologias e otimização dos processos são essenciais para que a empresa continue escalando.

Não investir em gestão de processos de negócio é ficar estagnado enquanto o mercado evolui sem a presença da sua marca. Se você deseja saber as etapas de um processo de negócio, acompanhe o blog!

Leia também: Como a automação de processos de negócio impulsiona a transformação digital?

O que são processos de negócio?

Processos de negócio são atividades que a empresa realiza para organizar suas metas e atingir seus objetivos. Para isso, hierarquias, setores e colaboradores responsáveis são ordenados conforme suas áreas para que cada um seja responsável por uma tarefa. Essa modelagem de processos de negócio mensura todos os procedimentos que a empresa realiza até chegar ao seu produto final a fim de obter melhores resultados.

O que, como e quem é responsável por determinada ação é o básico de um processo de negócio. Essa gestão de processos permite que a empresa realize os procedimentos de maneira rápida e possibilita a crescente expansão.

Saiba mais: Vantagens de ter um bom BPM no gerenciamento à distância

Qual a importância dos processos de negócio?

Além da organização e simplificação dos processos, uma boa gestão dos processos de negócio garante que a empresa produza mais e demande menos tempo para as atividades. 

A automatização dos processos também traz os seguintes benefícios:

  • Simplifica os processos para melhorar a eficiência da empresa e envolvimento da equipe
  • Automatiza a gestão para focar em tarefas que são realmente importantes
  • Mantém e controla as operações em dia 
  • Agiliza a comunicação interna da sua equipe
  • Prioriza quais tarefas são realmente necessárias

Quais os tipos de processos de negócio?

Em uma empresa, há a categorização de 3 tipos de processos de negócio: processos primários, processos de suporte e processos de gestão.

Processos primários

São responsáveis pelo valor que chega ao cliente por meio do produto. Ações necessárias para que a empresa consiga realizar os procedimentos para entregar, com qualidade, o que oferece ao público. Essas operações estão relacionadas a experiência do consumidor, bem como sua percepção e o valor real do produto.

Os processos primários são: logística, marketing, produção, vendas e entrega.

Processos de suporte

São responsáveis por oferecer apoio para que os processos primários possam ocorrer. A realização deles depende do bom funcionamento da estrutura da empresa, que faz parte desse tipo de processo.

Os processos de suporte são: gestão de pessoas, manutenção e infraestrutura de TI

Processos de gestão

São responsáveis pelo controle e monitoramento dos outros dois processos e estão relacionados com a melhoria contínua.

Os processos de gestão são: governança corporativa, gestão estratégica de qualidade e gestão de performance.

Quais as etapas para implementar os processos de negócio?

O primeiro passo é definir quais os objetivos da empresa. O segundo passo é mapear os processos já existentes. Depois, é necessário criar tarefas e atribuí-las aos colaboradores responsáveis pela área. É importante, também, testar se o processo faz sentido com a rotina da empresa antes de, realmente, implementá-lo.

Se o resultado do teste for positivo, chegou a hora da implantação. Coloque o projeto para rodar e monitore os efeitos. Por fim, se tudo estiver de acordo com a meta planejada, repita-o em outros projetos. 

Conheça a tecnologia de processos de negócio da Blue Service

Para alcançar o crescimento do seu negócio com a tecnologia de processos, conte com a Blue Service. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, oferecemos uma Plataforma de BPM completa, ultrapersonalizada e totalmente intuitiva.  

A Blue Service BPM Platform garante 100% de parametrização e possui inúmeras funcionalidades inovadoras para apoiar todas as necessidades do seu negócio.

  • Criação de fluxos e processos personalizados;
  • Gestão estratégica de atividades;
  • Controle e gestão dos documentos;
  • Gerenciamento e filtro de atividades;
  • Controle de acesso customizado;
  • Gestão de fluxos com terceiros;
  • Coleta de evidências;

Quer saber mais detalhes? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita