Processos de negócio: descubra as etapas
Para que o seu negócio cresça, é necessário obter todos os recursos necessários para a expansão. Adição de tecnologias e otimização dos processos são essenciais para que a empresa continue escalando.
Não investir em gestão de processos de negócio é ficar estagnado enquanto o mercado evolui sem a presença da sua marca. Se você deseja saber as etapas de um processo de negócio, acompanhe o blog!
Leia também: Como a automação de processos de negócio impulsiona a transformação digital?
O que são processos de negócio?
Processos de negócio são atividades que a empresa realiza para organizar suas metas e atingir seus objetivos. Para isso, hierarquias, setores e colaboradores responsáveis são ordenados conforme suas áreas para que cada um seja responsável por uma tarefa. Essa modelagem de processos de negócio mensura todos os procedimentos que a empresa realiza até chegar ao seu produto final a fim de obter melhores resultados.
O que, como e quem é responsável por determinada ação é o básico de um processo de negócio. Essa gestão de processos permite que a empresa realize os procedimentos de maneira rápida e possibilita a crescente expansão.
Saiba mais: Vantagens de ter um bom BPM no gerenciamento à distância
Qual a importância dos processos de negócio?
Além da organização e simplificação dos processos, uma boa gestão dos processos de negócio garante que a empresa produza mais e demande menos tempo para as atividades.
A automatização dos processos também traz os seguintes benefícios:
- Simplifica os processos para melhorar a eficiência da empresa e envolvimento da equipe
- Automatiza a gestão para focar em tarefas que são realmente importantes
- Mantém e controla as operações em dia
- Agiliza a comunicação interna da sua equipe
- Prioriza quais tarefas são realmente necessárias
Quais os tipos de processos de negócio?
Em uma empresa, há a categorização de 3 tipos de processos de negócio: processos primários, processos de suporte e processos de gestão.
Processos primários
São responsáveis pelo valor que chega ao cliente por meio do produto. Ações necessárias para que a empresa consiga realizar os procedimentos para entregar, com qualidade, o que oferece ao público. Essas operações estão relacionadas a experiência do consumidor, bem como sua percepção e o valor real do produto.
Os processos primários são: logística, marketing, produção, vendas e entrega.
Processos de suporte
São responsáveis por oferecer apoio para que os processos primários possam ocorrer. A realização deles depende do bom funcionamento da estrutura da empresa, que faz parte desse tipo de processo.
Os processos de suporte são: gestão de pessoas, manutenção e infraestrutura de TI
Processos de gestão
São responsáveis pelo controle e monitoramento dos outros dois processos e estão relacionados com a melhoria contínua.
Os processos de gestão são: governança corporativa, gestão estratégica de qualidade e gestão de performance.
Quais as etapas para implementar os processos de negócio?
O primeiro passo é definir quais os objetivos da empresa. O segundo passo é mapear os processos já existentes. Depois, é necessário criar tarefas e atribuí-las aos colaboradores responsáveis pela área. É importante, também, testar se o processo faz sentido com a rotina da empresa antes de, realmente, implementá-lo.
Se o resultado do teste for positivo, chegou a hora da implantação. Coloque o projeto para rodar e monitore os efeitos. Por fim, se tudo estiver de acordo com a meta planejada, repita-o em outros projetos.
Conheça a tecnologia de processos de negócio da Blue Service
Para alcançar o crescimento do seu negócio com a tecnologia de processos, conte com a Blue Service. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, oferecemos uma Plataforma de BPM completa, ultrapersonalizada e totalmente intuitiva.
A Blue Service BPM Platform garante 100% de parametrização e possui inúmeras funcionalidades inovadoras para apoiar todas as necessidades do seu negócio.
- Criação de fluxos e processos personalizados;
- Gestão estratégica de atividades;
- Controle e gestão dos documentos;
- Gerenciamento e filtro de atividades;
- Controle de acesso customizado;
- Gestão de fluxos com terceiros;
- Coleta de evidências;
Quer saber mais detalhes? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita.