O que é melhoria contínua dos processos
Cada vez mais as empresas estão em busca de evolução para se destacar no mercado. A melhoria contínua dos processos é um conceito que se tornou obrigatório para quem deseja ver o seu negócio prosperar a longo prazo.
Essa prática é responsável por tornar os resultados melhores e pode ser aplicada na empresa como um todo ou apenas em um processo. Você sabe o que mais uma melhoria contínua dos processos é capaz de fazer? Acompanhe a leitura e descubra!
Leia também: Gestão centralizada: entenda sua influência sob os processos
O que é melhoria contínua dos processos?
A melhoria contínua dos processos é uma ação de otimização que não possui fim. Sempre é possível achar soluções para os mais diversos problemas, inclusive para processos internos. A evolução é ininterrupta, buscando uma melhor competição com as outras empresas e maior valor agregado ao produto oferecido.
Saiba mais: Como fazer organização de processos em 6 passos
Qual a importância da melhoria contínua dos processos?
Em uma gestão de processos, é crucial buscar aprimoramento para aumentar o fluxo de vendas e reduzir os gastos. A melhoria contínua dos processos vem para auxiliar no aprimoramento fazendo com que a sequência de atividades seja realizada em menos tempo e com maior qualidade.
Você pode se interessar: Como a integração de sistemas ajuda no fluxo de trabalho?
Como implementar a melhoria contínua dos processos?
Depois de saber o que é qual a sua importância, como fazer, de fato, a melhoria contínua dos processos na sua instituição? A seguir, apresentaremos 3 dicas.
Foque na melhora
Nessa primeira etapa, é necessário descobrir cada ponto que precisa ser otimizado em sua empresa. Os processos principais e os secundários devem passar por um mapeamento de processos para que haja um planejamento de melhorias. É importante detalhar um por um e ter uma visão holística do negócio.
Meça seu desempenho
Para medir seu desempenho e saber se você está indo no caminho certo quanto a melhoria contínua de processos, é necessário obter métricas. A partir delas, é possível definir indicadores e saber de forma clara qual é a melhor maneira de começar.
Padronize os processos
Esse passo é o mais importante. Se você deseja a melhoria contínua dos processos, você precisa que eles estejam alinhados, pois, se não, como realizar a otimização, se cada processo é feito de um jeito diferente? Por isso, se atente na padronização de processos.
Uma plataforma que pode ser utilizada para realizar essa melhoria contínua dos processos é a plataforma BPM. Ela tem como objetivo mapear todas as ações de uma organização para que o gestor possua maior controle sobre os processos corporativos. Dessa forma, fica mais fácil padronizar processos e torná-los mais produtivos e eficientes.
É normal ter receio de mudar, porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui!
Salve para mais tarde: Estratégias de redução de custos nas empresas: conheça o BPM
Conheça a Blue Service
Para te ajudar a melhorar a gestão de processos organizacionais na sua empresa, conte com a Blue Service. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, oferecemos uma Plataforma de BPM completa, ultrapersonalizada e totalmente intuitiva.
A Blue Service BPM Platform garante 100% de parametrização e possui inúmeras funcionalidades inovadoras para apoiar todas as necessidades do seu negócio.
Quer conhecer a Blue Service BPM Platform na prática? Solicite uma demonstração agora mesmo.