Controle estatístico do processo: o que é e como fazer

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Controle estatístico do processo: o que é e como fazer

controle estatístico do processo

Antigamente, a qualidade do produto só podia ser vista no momento de sua saída. Como esse método era falho, Walter Shewhart desenvolveu, no começo do século XX, uma ferramenta chamada controle estatístico do processo (CEP). Com ela, foi possível analisar todo o resultado do fluxo de produção para identificar falhas.

Nos anos 60, essa metodologia ficou mundialmente conhecida por padronizar os processos, otimizar recursos e reduzir os erros de produção.

Se você deseja saber mais para implementar o CEP no seu negócio, continue lendo o nosso artigo.

Saiba mais: Como a automação de processos em franquias acelera o crescimento da rede

Qual o objetivo do controle estatístico do processo?

Esse tipo de automação de processos tem como objetivo principal garantir a estabilidade da qualidade dos produtos oferecidos. Sem riscos ou surpresas, a empresa pode seguir com a produção evitando que haja problemas de variação.

O controle estatístico do processo funciona da seguinte forma: por meio de dados estatísticos, a ferramenta realiza uma gestão do processo e identifica imperfeições durante o fluxo processual. Dessa forma, todas as particularidades do produto são mantidas igualmente, gerando maior confiabilidade do cliente.

Além de eliminar as variações, essa solução também reduz os custos de operação. Quanto menos falhas forem identificadas, mais padronizados e sem erros serão os produtos. Assim, não haverá motivo para refação, que demanda tempo e mais gastos.

As variações que são procuradas pela ferramenta são: comuns e especiais. As comuns são aquelas que não podem ser eliminadas, pois são inevitáveis. Exemplo: fatores da natureza como enchentes. As especiais são falhas identificáveis de quando o sistema não está alinhado com a empresa. Exemplo: falta de estoque.

Salve para ler depois: Como a gestão de processos potencializa a performance de equipes externas

Qual a importância do controle estatístico do processo?

A palavra mais importante é: previsibilidade. Com esse controle e automação de processos, o fluxo pode ser analisado continuamente e garantir aos gestores um tempo de correção caso alguns defeitos sejam percebidos. Essa margem de segurança certifica a empresa de que ela terá tempo para lidar com o problema e que o cliente não será afetado. 

A padronização traz benefícios para a empresa, que terá um processo estável com a qualidade dos produtos bem distribuídas, e também ao cliente, que não verá mudanças de um produto para o outro e terá confiança para adquiri-lo mais vezes.

Conheça os benefícios de se ter controle estatístico do processo:

  • Identificação das falhas do processo
  • Redução de custos e retrabalho
  • Padronização da qualidade
  • Estabilização do processo
  • Aumento da produtividade
  • Controle em tempo real
  • Promoção da melhoria contínua da empresa

Pode ser do seu interesse: Qual a importância da tecnologia no gerenciamento de processos?

Como fazer o controle estatístico do processo?

Uma das formas de aplicar o controle estatístico do processo mais comuns na época em que essa metodologia ficou famosa foi utilizando o PDCA. Esse método consiste em planejar, fazer, checar e agir para organizar a padronização do fluxo processual. Com o aumento da tecnologia durante os anos, encontrou-se uma maneira computadorizada: o gráfico de controle.

O gráfico de controle auxilia a sua empresa a definir os processos que deseja controlar, analisar os sistemas de medição, avaliar a capacidade do processo, monitorar variáveis e executar melhores.

Com as informações em mãos por meio das amostras gráficas, será possível enxergar as falhas do processo e corrigi-las.

Leia depois: Como estabelecer as rotinas e os processos da empresa? Confira passo a passo!

Conte com a Blue Service!

A Blue Service oferece aos seus clientes a Blue Service BPM Platform, um sistema BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de processos de negócio, em português) completo e efetivo.

Com um design intuitivo e totalmente personalizável, a Blue Service BPM Platform possui ferramentas inovadoras que permitem mapear e administrar todos os documentos do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita!