O que são e como calcular indicadores de desempenho de uma empresa de múltiplas unidades?
Para descobrir se os resultados alcançados por sua empresa são realmente positivos, é preciso ter KPIs (indicadores-chave de performance) para monitorar os números da sua operação de acordo com os objetivos de negócios. Logo, neste cenário, é fundamental que os gestores e líderes saibam como calcular indicadores de desempenho.
Afinal, em primeiro lugar, antes de analisar os KPIs, as empresas precisam monitorar e medir os indicadores. Assim, é possível avaliar os números e verificar possíveis melhorias nos processos a fim de otimizar os resultados.
É importante destacar que saber como calcular indicadores de desempenho contribui e muito para melhorar o controle e gerenciamento das organizações. Além do mais, essa medida ajuda a fornecer insumos para embasar a tomada de decisão e refinar o planejamento estratégico do negócio.
Então, vamos entender um pouco melhor sobre este assunto na prática e ver seu impacto para empresas com múltiplas unidades.
Leia também: 4 etapas para iniciar a padronização de processos operacionais
Como funcionam os indicadores de desempenho na prática?
Basicamente, os indicadores de desempenho são as métricas que quantificam a performance dos diversos setores e processos da empresa e podem ser avaliados conforme os objetivos de negócios.
Ou seja, trata-se dos números de produção e operação alcançados pelos funcionários e equipes, mas não todos os números e sim somente aqueles que tenham a ver com as metas da organização. Como exemplo, podemos citar os KPIs de vendas, de lucratividade, de inadimplência, de satisfação do cliente e por aí vai.
Saiba mais: Principais erros que afetam a integração de processos na sua empresa e como evitá-los
Qual é a importância de saber como calcular indicadores de desempenho?
Só pelos exemplos citados acima, já ficam claros os benefícios de como calcular indicadores de desempenho. A depender do KPI avaliado e do segmento de atuação, é possível proporcionar inúmeras vantagens, como:
– Melhor produtividade dos colaboradores, dos processos executados e das operações.
– Aumento da qualidade dos serviços prestados e entregas realizadas, evitando erros e avarias.
– Maior capacidade operacional.
– Evolução do planejamento estratégico, já que, a partir de indicadores de performance que trazem comparações entre o cenário atual da empresa, o passado e o futuro esperado, é possível ter a visão do que a empresa precisa. Então, pode-se aprimorar as estratégias e alinhar os processos com os objetivos para atingir os resultados desejados.
Veja aqui: Como a otimização de processos facilita a gestão de documentos
Como calcular indicadores de desempenho em 5 passos
Imagine só atingir todos os benefícios mencionados anteriormente em sua empresa. Se a sua organização tiver diversas unidades, então, o impacto positivo pode ser ainda maior, otimizando a performance e os resultados de todas as unidades de negócios.
Separamos, então, um passo a passo de como calcular indicadores de desempenho:
1. Mapeamento dos processos
Para saber como calcular indicadores de desempenho, é preciso conhecer todos os processos e operações de cada área a ser mensurada. Assim, é possível fazer a relação entre tais processos e os objetivos, levantando os números que devem ser levados em consideração.
2. Definição dos principais indicadores
Como já falamos, são diversas as possibilidades de indicadores a serem monitorados. Tudo depende do objetivo do negócio, do setor de atuação da empresa e de cada departamento. Por exemplo: o setor de RH de uma organização de telecom se preocupa com o índice de rotatividade de funcionários.
Enquanto isso, o jurídico pode ter como indicador o tempo de análise de um contrato. Obviamente, os principais KPIs acabam sempre tendo a vertente comercial e financeira, como ticket médio, lucratividade, taxa de sucesso em vendas, entre outros.
3. Padronização de processos
Agora, para que a mensuração dos KPIs tenha resultados de fácil observação, é preciso manter a padronização de processos. Afinal, se cada colaborador executar as funções do seu jeito, os números não vão representar o que ocorre na operação, mascarando possíveis problemas.
4. Alinhamento de todos os colaboradores
Além da padronização, a comunicação e o alinhamento dos colaboradores são essenciais para saber como calcular indicadores de desempenho. Com isso, você garante que todos entendam a finalidade da mensuração e ajudem na realização de processos corretamente, facilitando o monitoramento e a análise.
5. Automação dos fluxos internos
Nada melhor para calcular indicadores de desempenho do que automatizar os fluxos de trabalho. Dessa forma, além de ter resultados mais claros e em tempo real, é possível evitar erros e retrabalhos nos serviços, identificar gargalos operacionais e otimizar o tempo gasto nas atividades.
Conte com tecnologias para ajudar a monitorar indicadores
Para facilitar a mensuração dos KPIs, uma ferramenta simples, intuitiva e eficiente de automação, integração e gerenciamento de processos pode auxiliar e muito.
A Blue Service, por exemplo, disponibiliza uma Plataforma BPM completa, que possibilita o acompanhamento de indicadores estratégicos. Com painéis e relatórios ultrapersonalizados, todas as informações que circulam dentro da plataforma podem gerar relatórios que espelham a visão da empresa.
Entre as principais vantagens de como calcular indicadores de desempenho com a Blue Service BPM Platform, estão:
- KPIs configuráveis do seu jeito;
- Um zoom na gestão com avaliação das informações de determinada área ou dos processos;
- Acompanhamento do desempenho do seu time, comparação de resultados e extração de insights;
- Criação de painéis que permitem não só entender, como melhorar o cenário da empresa.
Ou seja, além de facilitar a gestão de atividades, fluxos de trabalho e processos, a Blue Service BPM Platform transforma os dados do seu negócio em informações estratégicas.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!