Gestão centralizada: entenda sua influência sob os processos

Gestão centralizada: entenda sua influência sob os processos

gestão centralizada

Cultura organizacional de uma empresa é o conceito que define a forma com que a organização conduz seus negócios. Uma dessas formas é a gestão centralizada, que unifica o poder da instituição em um segmento que lidera o todo. Isso acarreta algumas padronizações de processo para que facilite a tomada de decisão estratégica.

No blog de hoje, você vai aprender o que é esse tipo de liderança e qual a influência sob os processos empresariais. Acompanhe a leitura!

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O que é gestão centralizada?

A gestão centralizada é um modelo de tomada de decisões que implica na liderança verticalizada. A sua diferença para uma gestão descentralizada é que, nesta última, as decisões são tomadas no próprio ambiente em que ocorreram os problemas.

A opção que fica melhor para a sua empresa depende da cultura organizacional e dos valores da mesma. Independente da escolha, a empresa deve pensar qual gestão trará resultados mais benéficos.

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Como funciona a gestão centralizada?

As diretrizes centralizadas ficam nas mãos dos gestores e administradores. Por isso, há uma padronização dos processos e da comunicação e, com isso, um impacto na dinâmica do fluxo de trabalho e na forma que a instituição toma as decisões.

Na gestão centralizada, as responsabilidades mais importantes são tidas por quem possui uma visão holística da empresa, do mercado, e precisa desenvolver estratégias a longo prazo.

Confira algumas vantagens da gestão centralizada:

Maior controle organizacional

O controle da empresa vem dos processos padronizados, que se alinham aos pensamentos da cúpula que toma as decisões da empresa. Definir essa linha de trabalho permite que os colaboradores saibam todas as etapas de trabalho que devem percorrer para alcançar as metas.

Os colaboradores, em meio a essa gestão, ganham em tempo e agilidade, já que, como os processos passam por um padrão, eles já sabem como agir no dia a dia, e eventuais problemas não atingem a rotina de trabalho a ponto de chamarem um gestor para resolver o incidente.

Decisões uniformes

Esse ponto também evita desperdício de tempo. Como a cúpula já possui o controle de dados e uma previsibilidade de ações, a empresa já sabe qual caminho tomar durante um imprevisto e não perde tempo avaliando possibilidades.

Comunicação vertical

O fluxo de informações da gestão centralizada passa por todos os colaboradores de forma pré-determinada até chegar aos gestores.

Redução de prejuízos e desperdícios

Com o controle de dados e atividades, evita-se tarefas duplicadas. Isso resulta em redução de tempo de retrabalho e falta de organização. Com menos despesas pessoas, haverá menos despesas operacionais.

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