Como fazer organização de processos em 6 passos
Investir em organização de processos é constatar e aplicar melhorias no fluxo de trabalho. Os benefícios dessa implementação aparecem em diversas áreas, inclusive, até para o próprio cliente. O objetivo de ter a empresa organizada é aumentar a produtividade e a lucratividade, já que, quando os erros se sobressaem, a instituição lida com prejuízos financeiros.
Se você tem dúvidas quanto à organização de processos, separamos, em nosso blog de hoje, 6 passos para você organizar o seu negócio. Confira!
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O que é organização de processos?
Organização de processos é o gerenciamento processual a partir do controle das atividades de uma empresa. Essa gestão busca a melhor maneira de realizar todos os processos organizacionais para trazer melhorias nas entregas finais.
Essa ação da gestão de processos visa realizar os processos de forma eficiente, utilizando os recursos disponíveis de modo adequado, para que, no final, haja um valor agregado alto. A sequência de processos internos, quando alinhada, resulta em maior competitividade no mercado.
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Como fazer organização de processos em 6 passos
Depois de saber o conceito de organização de processos, apresentaremos 6 passos para você implementar essa padronização de processos em sua empresa:
1- Análise
Essa etapa consiste em fazer o mapeamento dos processos da empresa, desenhando um fluxograma com todo o operacional de cada departamento, bem como seus responsáveis e serviços. A análise serve para identificar falhas e buscar otimizações.
2- Re-design
Essa estratégia serve para redesenhar o como fazer, o que fazer e por que fazer. Auxilia a equipe a compreender atividades complexas de forma mais rápida.
3- Implementação
Nessa fase, após todo o planejamento, entra a parte de gestão de projetos. A implementação deve ser feita aos poucos para não impactar a empresa de uma só vez. É importante, também, colocar todos os colaboradores a par da situação.
4- Monitoramento
Depois de implementada a organização de processos, vem o monitoramento. É aqui que são feitas as mudanças, se necessário. Para que continue dando resultados, as revisões dos processos devem ser feitas periodicamente.
5- Gestão
Elaborar um comparativo auxilia na tomada de decisões, uma vez que os dados estarão dando subsídio para relações de causa e consequência.
6- Automação
Após a comprovação dos resultados, é importante partir para a automação desses processos. Se a organização estiver eficiente, o seu fluxo de trabalho está pronto para ser automatizado. Nessa etapa é preciso encontrar um bom parceiro com um software intuitivo.
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