Quais os princípios básicos da modelagem de processos de negócio?

Quais os princípios básicos da modelagem de processos de negócio?

Quais os princípios básicos da modelagem de processos de negócio?

A modelagem de processos de negócios (Business Process Modeling – BPM), é uma prática que serve para representar os processos de uma empresa, a fim de compreendê-los e otimizá-los dentro dos negócios. Com alto detalhamento, ela mostra as atividades realizadas nos setores, quem as realiza e promove a integração entre áreas. 

Uma empresa que adota esse tipo de procedimento adquire vantagem competitiva sobre as outras, pois organiza melhor as informações dentro da instituição, reduz custos, otimiza as ações e proporciona maior entendimento sobre os processos organizacionais.

A partir disso, apresentamos alguns princípios básicos da modelagem de processos de negócio para que você possa implantar sem ficar com dúvidas. Acompanhe nosso blog!

Saiba mais: Mapeamento de processos: o que é notação BPMN e como funciona?

Princípios básicos da modelagem de processos de negócio

Essa automação de processos produtivos precisa de objetivos claros para funcionar corretamente em seu negócio. A implantação equivocada de uma plataforma BPM acarreta em mais despesas e bagunça processual.

1- Agregação de valor para o cliente

Se uma empresa está trabalhando com mais organização e o fluxo processual corre bem, a produtividade também aumenta. Com isso, o cliente se sente mais satisfeito com o produto ou serviço oferecido.

2- Redução dos atrasos no fluxo 

A nova modelagem de processos de negócio, como toda mudança, pode acarretar, em seu começo, atrasos no fluxo até que os colaboradores compreendam as atividades e suas responsabilidades sobre elas. É bom se antecipar a esses atrasos, especificando o que cada um fará em sua área, para que se reduza os atrasos nos fluxos de trabalho.

3- Impedir a automatização em excesso

Nenhum excesso é válido durante a automação dos processos. Por isso, atente-se aos objetivos, aos detalhes processuais que não podem ser nem demais e nem de menos, para que o colaborador saiba como agir e quando agir para realizar suas ações.

5- Padronizar os processos de negócios

A hierarquia organizacional auxilia a interligação dos processos e aumenta a visão do negócio. Com processos padronizados, as operações ocorrem de maneira facilitada, com redução de erros, custos e maior qualidade.

6- Aplicar padrões de conformidade

As organizações que já tiverem seus padrões, estes devem ser colocados na modelagem de processos, mas não interferidos, pois já estão em conformidade com a empresa.

8- Validação da modelagem BPM

A validação desse processo BPM deve ser feita com todas as pessoas envolvidas para que elas compreendam toda a modelagem e seus efeitos no andamento dos processos.

Antes de qualquer implantação, o ideal é realizar um protótipo inicial do processo, com os campos iniciais configurados, as responsabilidades, as tarefas manuais e, a partir disso,  conversar com os colaboradores para que cada um saiba o que fazer e como fazer diante da nova modelagem

Leia também: Gerenciamento de processos de negócio: 5 dicas para implementar um sistema

Conheça a Blue Service!

A Blue Service BPM Platform é um sistema BPM totalmente personalizável que pode auxiliar o seu negócio na otimização e inovação do fluxo de processo. Se tratando de uma plataforma robusta, porém, muito intuitiva, a Blue Service BPM Platform promove ao seu negócio benefícios, como:

  • Maior agilidade
  • Redução de custos de maneira estratégica;
  • Melhor integração de processos;
  • Máxima interação de todo o time;
  • Fácil integração com outros departamentos;
  • Transparência.

A Blue Service apoia a sua empresa em todo o processo de implementação da ferramenta de  modelagem de processos de negócio, garantindo suporte técnico completo e qualificado. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time.