Plataforma de gestão de processos: conheça o BPM
Os processos são a engrenagem do negócio. Se eles vão bem, a empresa consegue crescer e se manter no mercado competitivo. Em uma plataforma de gestão de processos, é importante saber avaliá-los, compreendê-los e, principalmente, organizá-los para que tudo funcione corretamente.
O BPM tem justamente essa finalidade: a de automatizar e gerenciar as atividades empresariais de modo que elas sejam mais eficientes. Mas é bom lembrar que a otimização de processos é diferente de gerir um projeto específico. Com a solução BPM, é possível identificar quais procedimentos estão obsoletos, analisar quais as melhorias cabíveis, implementar as mudanças e depois medir os resultados.
Para saber mais sobre o BPM e suas transformações nas organizações como plataforma de gestão de processos, acompanhe o blog de hoje!
Saiba mais: Como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais
Plataforma de gestão de processos: conheça o BPM
Quando o assunto é plataforma de gestão de processos, o BPM é o mais conhecido e ele envolve três conceitos importantes: mapeamento de processos, padronização de processos e melhoria de processos.
O mapeamento de processos tem como objetivo identificar os fluxos de trabalho e quais os gargalos que acontecem durante o desenvolvimento das etapas. Ele é imprescindível para que os gestores vejam do início ao fim, todo o desenho dos processos da empresa.
O propósito da padronização de processos é tornar as etapas fáceis de serem replicadas e repetidas automaticamente dentro de um modelo de execução fixo. Isso evita erros manuais e reduz o tempo gasto dos colaboradores com atividades duplicadas.
Já a meta da melhoria de processos é manter a organização otimizada, pois de nada adianta realizar uma transformação digital na empresa se não puder manter o ambiente atualizado. Ela é feita a partir de relatórios com base em métricas reais e permite que haja planejamento de aprimoramento contínuo dos processos.
Um dos benefícios mais citados do BPM nas empresas é a sua capacidade de adaptabilidade. Independente do tamanho do negócio, e de quantas demandas o fluxo de trabalho possua, a plataforma de gestão de processos pode ser modificada ao longo do tempo, ou seja, se a sua instituição cresce, o BPM oferece suporte.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Leia também: Por que automatizar processos para aumentar a produtividade?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!