Como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais
A performance da empresa pode ser reduzida quando os gargalos começam a aparecer. Eles não permitem que os processos fluam naturalmente, travando as etapas e afetando a qualidade dos produtos ou serviços. O mapeamento de processos comerciais serve para reconhecer o que está obstruindo o caminho.
No blog de hoje, mostraremos como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais para tornar sua empresa mais competitiva e eficiente no mercado. Acompanhe!
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O que é mapeamento de processos comerciais?
Mapeamento de processos comerciais é uma prática da gestão de processos que lida com a estruturação de todas as etapas da jornada de compra do cliente a fim de avaliar e potencializar as vendas da empresa.
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Como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais
Corrigir gargalos é otimizar a capacidade produtiva. Uma empresa que possui muitos obstáculos durante o processo necessita de mapeamento de processos comerciais para reduzir prejuízos.
Para encontrar esses pontos que causam problemas, siga a nossa lista abaixo:
1- Identifique as etapas da jornada de compra
O primeiro passo do mapeamento de processos comerciais é saber qual é o caminho que o cliente faz desde o contato até o fechamento das vendas. A partir disso, será possível designar o responsável por cada etapa e ter clareza de como ela funciona.
2- Ressalte as ações em cada etapa do processo
Para cada fase do processo, existem ações que precisam ser conduzidas para que o cliente finalize a compra. É importante realizar o levantamento dessas ações, bem como os resultados esperados em cada uma das etapas durante a jornada.
3- Identifique os gargalos e as otimizações
Só depois dos levantamentos de ações e etapas que o mapeamento de processos comerciais para encontrar os gargalos pode ser feito. Com todas as informações esclarecidas sobre o processo comercial, é hora de identificar os problemas e procurar otimizá-los para melhor funcionamento do procedimento de vendas.
Além da avaliação dos próprios processos, ouvir os vendedores e clientes também auxilia na visualização de obstáculos que apenas quem trabalha rotineiramente com o comercial sabe informar.
4- Reavalie as metas definidas para o time comercial
Quando o mapeamento de processos comerciais é feito, é preciso reavaliar as metas definidas para a equipe de vendas. Com as constantes mudanças do mercado, os objetivos devem estar sob análise para que a área comercial não seja impactada por propósitos ilusórios e inatingíveis.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
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