Como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais

Como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais

mapeamento de processos comerciais

A performance da empresa pode ser reduzida quando os gargalos começam a aparecer. Eles não permitem  que os processos fluam naturalmente, travando as etapas e afetando a qualidade dos produtos ou serviços. O mapeamento de processos comerciais serve para reconhecer o que está obstruindo o caminho.

No blog de hoje, mostraremos como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais para tornar sua empresa mais competitiva e eficiente no mercado. Acompanhe!

Leia também: Quais são os benefícios da inovação de processos para a sua empresa?

O que é mapeamento de processos comerciais?

Mapeamento de processos comerciais é uma prática da gestão de processos que lida com a estruturação de todas as etapas da jornada de compra do cliente a fim de avaliar e potencializar as vendas da empresa.

Saiba mais: Como criar indicadores de processos em 5 passos

Como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais

Corrigir gargalos é otimizar a capacidade produtiva. Uma empresa que possui muitos obstáculos durante o processo necessita de mapeamento de processos comerciais para reduzir prejuízos.


Para encontrar esses pontos que causam problemas, siga a nossa lista abaixo:

1- Identifique as etapas da jornada de compra 

O primeiro passo do mapeamento de processos comerciais é saber qual é o caminho que o cliente faz desde o contato até o fechamento das vendas. A partir disso, será possível designar o responsável por cada etapa e ter clareza de como ela funciona.

2- Ressalte  as ações em cada etapa do processo

Para cada fase do processo, existem ações que precisam ser conduzidas para que o cliente finalize a compra. É importante realizar o levantamento dessas ações, bem como os resultados esperados em  cada uma das etapas durante a jornada.

3- Identifique os gargalos e as otimizações

Só depois dos levantamentos de ações e etapas que o mapeamento de processos comerciais para encontrar os gargalos pode ser feito. Com todas as informações esclarecidas sobre o processo comercial, é hora de identificar os problemas e procurar otimizá-los para melhor funcionamento do procedimento de vendas.

Além da avaliação dos próprios processos, ouvir os vendedores e clientes também auxilia na visualização de obstáculos que apenas quem trabalha rotineiramente com o comercial sabe informar.


4- Reavalie as metas definidas para o time comercial

Quando o mapeamento de processos comerciais é feito, é preciso reavaliar as metas definidas para a equipe de vendas. Com as constantes mudanças do mercado, os objetivos devem estar sob análise para que a área comercial não seja impactada por propósitos ilusórios e inatingíveis.

É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.

Você pode se interessar: Documentação de processos: saiba como fazer

Conte com a Blue Service!

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!