Gestão de operações: o que é e quais os benefícios?
As empresas são formadas por diversas áreas diferentes, cada uma com seus próprios processos. A integração entre elas é crucial para que os objetivos sejam atingidos. Ter uma gestão de operações é fator importante para essa ação e também viabiliza a entrega de serviços ou produtos com valor agregado para o cliente.
Um bom gerenciamento garante que a instituição tome decisões estratégicas, táticas e operacionais com mais assertividade.
No blog de hoje, apresentaremos o que é gestão de operações e quais os benefícios para a sua empresa. Boa leitura!
Saiba mais: Como identificar gargalos no mapeamento de processos comerciais
O que é gestão de operações?
A gestão de operações é uma prática que consiste em aumentar a eficiência das iniciativas da empresa por meio de planejamento, organização e supervisão. Tornar os processos mais produtivos passa por quatro etapas, são elas:
Planejamento: a busca por estratégias que possam ajudar a alcançar as metas.
Organização: definição de papéis e responsabilidades.
Liderança: estruturação dos profissionais que ficam responsáveis por coordenar as operações.
Controle: acompanhamento de todo o fluxo de trabalho.
Você pode se interessar: Como BPM nas empresas ajuda a alavancar os negócios
Quais os benefícios da gestão de operações?
Quando colocada em prática, a gestão de operações gera diversas vantagens, como:
Integração entre áreas
A colaboração de todas as áreas em busca de uma tomada de decisão séria integra os setores e os colaboradores se sentem parte do planejamento de crescimento da empresa.
Satisfação do cliente
O fato da gestão de operações cuidar das etapas do processo faz com que as atividades tenham mais qualidade e isso afeta diretamente o produto final. Tendo todas as ações feitas e entregues no tempo correto promovem a satisfação do cliente.
Aumento da receita
Se o consumidor está satisfeito, ele com certeza indicará a empresa ou comprará novamente. Juntando isso, e mais a redução de custos, tempo e a otimização de processos, a empresa economiza e ganha em receita.
Equipes motivadas
A gestão de operações é responsável pelo engajamento dos colaboradores, que sabem quais tarefas devem executar e quais as metas a bater.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Leia também: Por que automatizar processos para aumentar a produtividade?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!