Como gerenciar a área jurídica da sua empresa com uma plataforma BPM
A gestão de processos jurídicos é um desafio para as empresas, afinal, não se trata apenas de iniciativas complexas, mas que dependem de uma intensa organização interna para funcionar adequadamente. Por isso, muitas corporações optam por uma plataforma BPM.
O cenário atual, marcado pela crise de Covid-19, também vem causando uma série de disrupções neste setor, especialmente com a polarização do home office e o aumento das demandas por governança e privacidade de dados.
Para atingir processos mais eficientes e maximizar a efetividade da operação, contar com a tecnologia é crucial e a plataforma BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio, na tradução) cumpre bem esse papel. Entenda abaixo o que é esse sistema e como ele facilita a gestão da área jurídica.
Como a plataforma BPM facilita o gerenciamento da área jurídica do seu negócio?
A plataforma BPM nada mais é do que uma ferramenta para padronizar, organizar e gerir qualquer processo de forma digital.
Em outras palavras: ao invés de trocar e-mails, papéis, versões de arquivos, chats e gastar tempo validando e correndo atrás de informações e pessoas, os participantes do processo estarão todos conectados, sendo avisados de forma automática sobre novas atividades e prazos, sem se preocupar em validar informações.
Tudo isso ocorre de maneira segura e com alta governança, garantindo às empresas total conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Como visto, a Plataforma BPM é uma ferramenta que tem como objetivo principal simplificar a administração de processos.
Podendo ser aplicada em diferentes realidades e setores de uma empresa, o BPM funciona também como uma tecnologia em gestão de serviços jurídicos, garantindo melhor desempenho dessa área tão burocrática e provendo alguns benefícios que facilitam esse gerenciamento, como:
Garante uma visão holística dos processos
Sabemos que os processos jurídicos são bastante complexos, que envolvem a notificação de uma causa na justiça, acompanhamento periódico por parte dos advogados, separação de documentos, citações, réplicas, fases probatórias e sentenças.
Com tecnologia jurídica, é possível obter uma visão holística de todas essas petições, assim como status, tarefas necessárias, reuniões, apresentação de algum documento não previsto anteriormente ou outras informações acerca da operação.
Permite padronização da operação
Muitas vezes, as organizações não conseguem gerir os processos jurídicos por falta de padronização.
Imagine, por exemplo, uma equipe interna com seis colaboradores e cada um deles registra as informações dos processos de uma forma distinta ou usa mecanismos diferentes para controlar as reuniões. É um cenário impossível de prever.
Nesse sentido, a plataforma BPM ajuda a padronizar o time, permitindo a administração de todos os processos em andamento por meio de um mesmo canal. Desse modo, todos os contratos e procurações são arquivados de maneira estratégica e transparente, facilitando o gerenciamento de informações.
Minimiza riscos de erros
Elencando o tópico anterior, a plataforma BPM minimiza os riscos de erros na gestão jurídica, especialmente em empresas que possuem franquias e redes.
Ao garantir padronização e uma visão geral da operação, quaisquer incompatibilidades são identificadas com agilidade, tornando os fluxos operacionais mais transparentes.
Reduz custos
Por fim, a tecnologia permite reduzir custos, não apenas na área jurídica, mas também em toda empresa. A automação elimina uma série de gastos desnecessários, assim como aumenta a produtividade e a eficiência da empresa.
Isso significa aproveitar melhor os recursos da corporação, gastando tempo e despesa com as atividades que são realmente necessárias.
A Blue Service pode ajudar a sua empresa!
Quer potencializar a gestão de processos jurídicos da sua organização? Conte com o auxílio da Blue Service!
Disponibilizamos aos nossos clientes a Blue Service BPM Platform, um sistema de gerenciamento completo e intuitivo que auxilia no controle das ações judiciais.
Fácil de usar e totalmente responsiva, a nossa Plataforma BPM possui KPIs configuráveis de acordo com as necessidades da sua área jurídica, emite relatórios completos, automatiza atividades e fluxos de trabalho, garante melhor gerenciamento dos compromissos da área jurídica e promove maior controle sobre os documentos.
Tudo isso com robustos métodos de integração, que tornam a sua empresa ainda mais eficiente, escalável e ágil. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time!