Como criar indicadores de processos em 5 passos

Como criar indicadores de processos em 5 passos

Quando o assunto é otimização empresarial, a criação de indicadores de processos é uma prática que ajuda na implantação de novas ferramentas para alavancar resultados.

Ao medir o desempenho atual, é possível prever realidades futuras e realizar a gestão da instituição com o enfoque nas melhorias contínuas. Para que isso aconteça da melhor forma, é necessário conhecer, a fundo, quais são os melhores indicadores de processos e como criá-los de maneira eficiente.

No blog de hoje, ensinaremos 5 passos para criar indicadores de processos. Confira!

Saiba mais: 5 dicas para estruturar sua organização de processos da maneira certa

Como criar indicadores de processos em 5 passos

Depois de perceber a importância dos indicadores de processos para uma boa gestão, deve-se seguir alguns passos para a criação de metas que estejam alinhadas, tanto com a expectativa da empresa, quanto com a expectativa da equipe. Acompanhe abaixo 5 passos:

1- Seu indicador deve ser fácil de colocar em prática

A criação dos indicadores de processo deve ser simples, pois ao criar indicadores demais ou de menos, os relatórios serão prejudicados. Primeiramente, foque em quais são as dores que sua empresa precisa sanar. Assim, você começará pelo principal e poderá adicionar novos indicadores mais detalhados com o tempo.

2- Coloque metas motivadoras

Para que o time bata as metas, elas precisam ser atingíveis. O caminho até o resultado pode causar desmotivação, mas, com metas otimizadas para cada indicador criado, a equipe poderá trabalhar com objetivos reais.

3- Defina responsáveis pelos indicadores

Cada um dos indicadores de processos deve ter um responsável. Dessa forma, os resultados serão monitorados constantemente e os líderes poderão inspirar o restante da equipe.

4- Monitore os resultados

É importante monitorar os indicadores de processos em um período definido. Pode ser semanal, mensal ou trimestral. Com esses dados, a empresa deve estar atenta ao que funciona e ao que não funciona para que medidas sejam tomadas para a otimização. Sem um planejamento para o futuro, os dados obtidos são meras informações sem utilidade.

5- Informe sua equipe sobre o desempenho

A transparência com o time é essencial para que os indicadores de processos sejam uma ferramenta de sucesso empresarial. Uma das opções é realizar uma reunião periódica para debater os indicadores e quais melhorias podem ser feitas.

É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.

Leia também: Como BPM nas empresas ajuda a alavancar os negócios

Conte com a Blue Service!

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!