Conheça os principais desafios da modernização de sistemas legados

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Conheça os principais desafios da modernização de sistemas legados

modernização de sistemas legados

Implementar a modernização de sistemas legados é uma demanda latente das organizações e não é por acaso, cada vez mais instituições estão embarcando na transformação digital e esse processo exige otimização de todos os fluxos internos. 

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela F5 e divulgada pela TI Inside, 77% dos gestores de tecnologia estão investindo na inovação de suas aplicações com o objetivo de acelerar a eficiência das equipes.

Embora essa iniciativa seja uma tendência, implementar a modernização de sistemas legados é uma tarefa desafiadora, especialmente em empresas que lidam diariamente com rotinas, equipes e processos diversos.

No entanto, isso não significa que a inovação é algo impossível de se alcançar, muito pelo contrário, é preciso entender os gargalos para planejar medidas corretivas que sejam capazes de melhorar o dia a dia das organizações.

Por essa razão, listamos abaixo os principais desafios envolvidos na modernização das empresas e como superá-los para atingir melhores resultados. Confira!

Principais desafios para modernização de sistemas legados

De maneira prática, os sistemas legados são caracterizados como os softwares ou hardwares que já não conseguem mais atender as necessidades de uma operação, seja pela falta de atualização ou por apresentar possibilidades limitadas à empresa. 

Nesse cenário, a presença desses sistemas não apenas torna a equipe menos assertiva, mas também prejudica a comunicação e integração entre os colaboradores, especialmente quando nos referimos aos times de campo, impactando diretamente nos resultados gerados.

Para modernizar os sistemas legados, porém, as organizações lidam com alguns desafios, como:

Cultura organizacional e Infraestrutura de TI

A otimização dessas ferramentas, geralmente, depende de uma profunda mudança em toda a empresa e isso significa uma disrupção também na forma como a organização se porta e gerencia processos.

Por essa razão, é preciso atualizar não apenas a infraestrutura de TI, mas também a cultura organizacional, pautando a corporação na otimização constante e valorizando aspectos como integração, transparência e, principalmente, o desenvolvimento do time.

Resistência do time

Elencando o tópico anterior, a modernização de sistemas legados apenas é possível com o envolvimento de toda a equipe. No entanto, novos processos e plataformas podem gerar resistência do time e impactar na adequação dos colaboradores.

Para superar esse desafio, é preciso ter um planejamento muito transparente e incluir todos os funcionários no fluxo de inovação desde o começo. Além disso, é essencial preparar treinamentos para capacitação e preparação do time para lidar com as novas tecnologias.

Segurança e confiabilidade

Por fim, a otimização de sistemas legados também enfrenta desafios no quesito segurança e confiabilidade de informações. 

Com a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), quaisquer vulnerabilidades na privacidade das empresas podem não apenas prejudicar a infraestrutura interna, mas também causar exposições de dados e gerar sanções à organização.

Nesse sentido, é preciso contar com um parceiro em tecnologia experiente que possa ajudar o seu negócio a fazer essa migração de maneira segura e efetiva, sem colocar em risco as informações de diferentes usuários que estão sob a responsabilidade da empresa, como clientes, colaboradores, fornecedores, equipes externas e outros.

A Blue Service pode ajudar o seu negócio a modernizar sistemas legados!

A Blue Service BPM Platform é uma solução robusta e completa que ajuda as empresas na modernização de sistemas legados.

Contando com um layout responsivo, a plataforma BPM da Blue Service é intuitiva e simples de usar, além de possuir ferramentas completamente customizáveis à realidade das empresas.

Com isso, você terá uma visão holística de toda a operação, o que promove um gerenciamento inteligente, pautado em dados, acelerando o crescimento das organizações, inovação nos processos e melhores resultados.
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!